Marketing para imobiliárias: entenda como ele é importante para potencializar os seus negócios
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O mercado imobiliário está cada vez mais competitivo. Sendo assim, as imobiliárias precisam de um trabalho bem estruturado em todos os setores para se destacar, principalmente no marketing. Por isso, é muito importante dar atenção e estar sempre atento às novidades e estratégias de marketing imobiliário.
Além disso, junto do crescimento da concorrência no mercado, o aumento do mundo digital também surge como um desafio. Os clientes estão muito mais conectados e exigentes na hora de consumir produtos e serviços, pois agora eles contam com avaliações e ofertas na palma da mão. Deste modo, não se atualizar e não acompanhar o mercado tem sido o grande erro de inúmeras imobiliárias.
Não quer que sua imobiliária fique para trás? Então confira este texto e fique por dentro das últimas novidades do marketing imobiliário e como ele pode ajudar o seu negócio.
O que é marketing imobiliário?
Antes de mais nada, o marketing imobiliário é um conjunto de estratégias que tem como foco principal trazer resultados e vendas para imobiliárias, seja para locação ou para venda. O grande objetivo dessas estratégias é impactar e atrair pessoas interessadas nos imóveis a venda ou aluguel e também proprietários que queiram anunciar seus imóveis.
Mas ele não se limita apenas às vendas. Como falamos, o marketing imobiliário é um conjunto de diversas ações, e elas começam antes mesmo de focar na venda direta.
O setor de marketing de um negócio trabalha todo o relacionamento da marca com o cliente. Dessa maneira, o marketing imobiliário cuida da presença digital da imobiliária, do posicionamento como marca, da prospecção, da conquista de uma comunidade forte e engajada com a empresa, para assim atraí-los para a venda e também para tornar a marca conhecida, respeitada e confiável no mercado, ou seja, para fazer da sua imobiliária autoridade no setor.
Qual a importância do marketing para imobiliárias?
A decisão de comprar ou alugar um imóvel é um passo muito importante na vida de alguém. Por conta disso, é preciso que a imobiliária transmita segurança para os interessados no novo lar e também para aqueles que estão entregando seus preciosos bens imóveis para a locação ou venda.
Então, conforme vimos acima, o marketing tem um papel muito importante dentro de um negócio. É por meio dele que serão trabalhadas as estratégias de divulgação e venda de produtos ou serviços, além da expansão do negócio como marca de credibilidade.
Para as imobiliárias, que hoje enfrentam grandes concorrências, estar em constante expansão e atualização estratégica é fundamental. Quanto mais conhecida for a marca, mais credibilidade ela terá no mercado.
E é por meio de ações de comunicação que as empresas conquistam seu espaço e reconhecimento no mercado. Mas essas ações não podem ser feitas de qualquer maneira, para que não acabe acontecendo um efeito indesejado.
Elas precisam ser bem pensadas e estruturadas de acordo com o posicionamento da marca e com o público alvo, por isso a importância do marketing imobiliário, para atingir os objetivos desejados de maneira assertiva e humanizada, para encantar as pessoas.
Em resumo, o marketing vai cuidar também do estreitamento da relação com potenciais clientes. Vai trabalhar na conquista e na fidelização dessas pessoas.
Hábito de consumo do público
Os hábitos de consumo da população brasileira estão em constante mudança, principalmente após a pandemia de Covid-19. E é claro que isso afeta diretamente o setor imobiliário.
Nos anos passados, o mais comum era que os interessados por imóveis fossem até uma imobiliária para tratar dos negócios de aluguel ou compra. Com o passar do tempo e aumento do uso da internet esse hábito foi mudando, e hoje em dia muitos negócios são realizados de maneira 100% digital.
Segundo o Google, o aumento de pesquisas de imóveis na plataforma cresceu 668% em 2020. Dados esses números, considerando também os novos hábitos de consumo, é fundamental que as imobiliárias estejam atentas à presença digital.
Nesse sentido, vemos novamente a importância do marketing imobiliário. É por meio dele que serão realizadas as pesquisas para conhecer melhor o público e seus hábitos de consumo, para assim fazer a melhor escolha de estratégias. Ainda nesse caminho, profissionais de marketing estão sempre atualizados das principais novidades e mudanças no mercado.
Como aplicar o marketing imobiliário e suas estratégias?
Para ter um bom marketing imobiliário, que gera bons resultados, é preciso muito estudo de mercado, planejamento, dedicação e estudo de estratégias. Um bom plano de marketing não nasce da noite para o dia, é preciso pensar em etapas e trilhar um caminho sólido em sua construção. Veja alguns pontos fundamentais para começar:
Conheça o mercado
Esteja preparado para o que você vai enfrentar. Entenda o que a concorrência está fazendo, separe as boas ideias das que não dão sucesso, mas não esqueça de pensar diferente e em ideias inovadoras.
Além disso, esteja por dentro do que acontece no mercado imobiliário. Fique sempre atento às novidades, conheça bem os imóveis mais desejados, acompanhe as tendências e notícias. Conheça bem principalmente a sua região.
Conheça seu público
Já ouviu falar em persona? Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é definida através de pesquisa de dados e comportamentos reais do seu público.
Conheça bem sua base de clientes e procure padrões nos hábitos de compra e consumo dos produtos e serviços. Assim, você poderá entender melhor quem são as pessoas para quem você está divulgando e dessa forma pensar a melhor maneira de atingir sua atenção.
Cuide bem do atendimento e relacionamento
Você precisa ter bem definido quais são suas plataformas de atendimento. Depois disso, é necessário alinhar e padronizar o atendimento da imobiliária, para que toda a equipe trabalhe na mesma página e ofereça o melhor atendimento ao cliente em todos os canais. Isso gera credibilidade e proximidade com o público.
Gere valor e autoridade por meio de conteúdo
Depois de conhecer seu público e mercado, estará apto a criar suas estratégias e produzir conteúdos. E gerar valor desde os primeiros contatos é fundamental para fortalecer o relacionamento com o cliente.
Gerar valor significa oferecer conteúdos que possam ser úteis ao seu público. Materiais que ofereçam dicas, tirem dúvidas e forneçam informações importantes às pessoas vão ajudar a gerar identificação com o público, tornando-os mais próximos e amigos da sua marca, mesmo que não sejam potenciais clientes.
Além disso, produzir conteúdo é uma estratégia para reconhecimento. Quanto mais você demonstrar autoridade em assuntos do mercado, mais respeitável será sua marca.
Crie um calendário de ações
Planejamento no marketing é fundamental para o sucesso. Por isso, uma boa estratégia é criar um calendário de conteúdos e ações, seja para redes sociais, blog ou outras plataformas.
Tenha em mente, e documentado, tudo que você planeja para os próximos passos do seu negócio em questão de marketing. Uma dica é ter uma planilha de conteúdo, com ideias, datas de produção e prazo para colocar em prática.
Redes Sociais
As redes sociais, atualmente, têm sido o meio mais comum de busca de produtos e serviços. Os usuários sempre recorrem à elas tanto para procurar produtos quanto para ver avaliações de outros usuários.
Sendo assim, é importante ter presença nas redes sociais, mas não apenas presença. É fundamental cuidar da imagem da sua marca nelas, pois elas funcionam como uma vitrine para os negócios.
Porém, não se esqueça que para criar conexão com o seu público é preciso gerar valor para eles. Nas redes sociais é desta forma que funciona. Produza conteúdos que sejam úteis aos seus clientes e ofereça qualidade nos seus materiais publicados.
Analise os resultados e reveja as estratégias
Para manter sua estratégia sempre atualizada e rendendo bons frutos é importante analisar os resultados. Acompanhe as métricas de todas suas ações, veja o que está dando certo para fortalecer e o que não está funcionando para rever.
Documente todos os resultados em relatórios. Assim você poderá acompanhar os números de crescimento e entender onde pode melhorar para impulsionar seu crescimento.